Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Brigadeiro, o docinho brasileiro


  Confesso que não troco o docinho de Brigadeiro por nenhum outro neste mundo! 
  E não importa o sabor: tradicional, pistache, chocolate branco, prestígio, morango, limão, maracujá, cachaça, paçoca, nozes, damasco, etc




Tipicamente brasileiro, o Brigadeiro é chamado de "negrinho" no sul do Brasil. 
Segundo a língua do povo foi criado por um grupo de mulheres paulistanas, no Bairro do Pacaembu, engajadas na campanha do candidato à 
presidência da República, Brigadeiro Eduardo Gomes, por volta de 1946/1950.


Outros dizem que foram as cariocas,
 para contribuir também na campanha do distinto jovem que, segundo a mulherada da época, era um sujeito forte e bonito.
  Seria mesmo bonito o dito cujo? Fui pesquisar.
  Não é que o inspirador do docinho de brigadeiro era realmente bonitão? 
  Um verdadeiro "pão"! - como as mulheres diziam na minha época. 

 
Brigadeiro Eduardo Gomes, Patrono da Força Àerea Brasileira - devemos a ele a invenção do Doce de Brigadeiro


   Hoje existem  brigadeiros de vários sabores refinados e exóticos, aliados às charmosas e criativas embalagens na forma de: bisnaga, potinhos, panelinhas e até marmitas embrulhadas com paninhos coloridos.


  Charme mesmo foram esses brigadeiros do Dom Brigadeiro, acondicionados no interior dos    Ovos de louça, réplicas dos modelos Fabergé

     
Brigadeiro em forma de docinhos ou de colher, não importa, ambos são deliciosos!




Penso, se essas graciosas damas, à esquerda, encontrassem uma bandeja de brigadeiros pelo caminho, aposto que não teriam tempo nem motivação para ficar à espreita, xeretando a vida alheia, é ou não é? 


Ah, eu também acho um charme a mesa de docinhos repleta de brigadeiros! 
E aí pergunto a vocês: No final da festa costuma sobrar algum brigadeiro pra contar estória?



Lindo finde a todos! 

17 comentários:

  1. Eu adooooooooooooro ,de preferência o bem normalzinho! Simples... beijos,lindo fds bem docinho,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adooooooooooro!!!
      Hoje faço somente o brigadeiro de colher que é mais fácil e rápido.
      Como morninho mesmo...Rsrsrs

      Òtimo finde!

      Bjksss

      Excluir
  2. Menina que tantos brigadeiros deliciosos, aqui chamamos de negrinho. Adoraria comer um, não vários.
    Bjos e tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você viu, só?
      Decidi fazer vontade para vocês!!!
      É, descobri a pouco que vocês o chamam de "negrinho".
      Um só não basta, não é? O jeito é sentar e comer TODOS! :-D

      Tenha um ótimo finde também!

      Bjksss

      Excluir
  3. Nadja vim aqui com o coração um tanto triste mais sei q vou encontrar um q sabe perdoar. fui excluir o comentário q vc mesma excluiu mas q ficou ainda o seu lindo rosto. E não sei como. Os dois foram excluidos. Me perdoa tá.
    Amei sua postagem de brigadeiro. Gosto demais, mas quem não gosta! Gostei de saber a história do brigadeiro. Estava um pouco ausente e agora encontro duas belas postagem pequenos detalhes e as pantufas. muito interessantes. Te desejo um final de semana maravilhoso. com minha desculpas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine, Nal!
      Isto já aconteceu comigo também! Não se preocupe, viu?
      Já fui lá e comentei novamente.
      Amiga, se isso fosse um erro... Fique tranquila, tá?
      Obrigada! Caprichei para vocês!
      É, eu notei seu sumiço e fiquei preocupada, espero que esteja tudo bem.
      Eu também lhe desejo um ótimo final de semana e não precisa pedir desculpas, imagine!

      Bjksss

      Excluir
  4. Mas não sobra mesmo!! Não conhecia o inspirador, concordo com você, um verdadeiro "pão". Agora o doce, amoooooo de paixão. Um doce sábado pra você!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dirce,

      Já notou que dentre todos os docinhos, o brigadeiro é o mais concorrido?
      Nem eu o conhecia, mas não é que o danado era um verdadeiro "pão"???
      Eu também amo de paixão esse docinho, viu?
      Obrigada!

      Tenha um ótimo finde!

      Bjksss

      Excluir
  5. Ah, que legal conhecer a história desses docinhos deliciosos!! Amei...e esse brigadeiro que inspirou o doce, hein?...aff...kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wilma!

      Fico feliz que tenha gostado da história!
      Nem me fale, amiga! Esse "brigadeiro" era bão dimais, fala verdade!...KKKK
      Arrancava suspiros da mulherada, é ou não é?

      Bjksss

      Excluir
  6. Nadja,
    Fiquei uns dias sem passar por aqui e... o que encontro: Uma deliciosa tentação. Gosto muito desse docinho. Tudo de bom. Puxa quanta história existe por detrás do tão desejado e delicioso brigadeiro. Estou aqui com água na boca. Ui. Você tem uma facilidade com as palavras. O texto ficou lindo de se ler e com um gosto maravilhoso. Amei tudo amiga.
    Beijos,
    Bel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bel!

      Pensei que estivesse ocupada com sua mudança...
      Espero que esteja tudo bem aí!
      Verdade, esse docinho é uma verdadeira tentação e a sua história é muito interessante também, não é?
      Obrigada! Muita gente fala isso...
      Vindo de você é um tremendo elogio, acredite! :-)

      Ótimo finde!

      Bjksss

      Excluir
  7. Adoro brigadeiros, hum! hum! hum!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  8. Amiga seu cantinho de relex...é muito bom....uma chuveirada realmente traz animo, descanso,amei sua banheirinha de batons.Quanto a brigadeiros, 100 palavras,delícia! Mas que Brigadeiro com perdão da palavra, o Sr Eduardo Gomes!UM DOMINGO COM GOSTO DE BRIGADEIRO PRA NOS TODAS....BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga!

      Obrigada!
      Procuro fazer daqui um lugar onde as pessoas possam ficar à vontade, como estivessem em sua própria casa.
      Verdade, uma boa chuveirada revigora qualquer um. Nossas mães sabiam disso quando ficávamos doentes... Chuveiro nas crianças!
      O docinho é uma delícia, sem dúvida!
      Mas o SR EDUARDO GOMES era uma cereja no bolo, fala sério! :-)
      KKKK
      Obrigada!

      Um domingo com gosto de brigadeiro pra nós todas! Gostei! :-D

      Bjksss

      Excluir
  9. Bom Dia, Bom Domingo, Nadja!
    Acordei cedinho p ver o Sol nascer...
    Ah, Brigadeiro gosto d+++++++++++++++++++++!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Arlete!

      Maravilha! Amo o Sol!
      E também amo os brigadeiros!

      Bjksss

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque