Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Simplicidade & Amor





 
Photos by Nadja P.

"As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos."

Clarice Lispector


A felicidade em pequenos pontos

Segunda-feira, segundo dia da semana, optei por escrever alguma coisa, aliás, é um hábito que cultivo desde criança.
       E o que inspirou-me, hoje, foi uma matéria que vi a respeito de um lugar chamado Praia de Duas Barras - Dunas do Marapé, lugar belíssimo situado entre o rio Jequiá, no litoral sul de Alagoas.
      Daí é só escolher entre o banho de mar e de rio, porque a proximidade de ambos é incrível!
      Em 2007 estive lá e pude comprovar as belezas naturais deste paraíso que acomoda também uma simpática vila de pescadores.
     Gente boa, pacífica, hospitaleira, que permanece em minha memória até hoje! 
    Enfim, as duas fotos acima foram clicadas por mim, em 2007, nessa vila de pescadores, nos cafundós de Maceió/AL.
 Enquanto o grupo de turistas deliciava-se com doces caseiros, vendidos por garotos educados e asseados, sozinha, decidi xeretar pelos arredores em busca de imagens que pudesse registrar com a minha máquina. 
  E foi então que deparei-me com humildes casinhas, sendo que uma delas era pintada nas cores: branco e amarelo. 
Rodeada de flores, a casinha ainda tinha um cachorro velho e cego de um olho, dormindo sobre um buraco na areia, e algumas galinhas ciscadeiras.  
A porta da sala, pintada na tonalidade azul e envelhecida pelo tempo, abria-se em duas partes, portanto, tive a liberdade de contatar com a moradora que, tranquilamente, criava o seu tapete de barbante, enquanto assistia televisão ao lado do seu esposo. 
Cumprimentei o casal e ganhei um lindo sorriso da simpática mulher, de pés descalços e lindos cabelos soltos. 
Do seu marido, um olhar hospitaleiro, daquele que não bota medo na gente. 
Pedi autorização para fotografar a casinha do casal, afinal, a boa educação não somente abre portas, como também corações.
 Em questão de minutos registrei lindas imagens, e saí dali ciente que, FELICIDADE existe em todos os lugares. 
 Mas não é exatamente o sincero amor do casal, algo visível nas fotos, que desejo comentar aqui. 
Aonde quero chegar?  
Essa artesã alagoana cujo nome não lembro mais, com carinho, capricho e amor, criava o seu tapete de barbante, quietinha, sossegada, pouco ou nada importando, se a banda ia ou não passar. 
   Sua única preocupação, certamente, era de não errar nenhum ponto.
E é exatamente essa mentalidade que nunca deve ser perdida em nosso meio, porque a essência de tudo que está ligado à Arte/Artesanato, encontra-se em apenas uma palavra: AMOR.
 Amor pelo que faz, Amor pelo que cria, Amor pelo que vende. 
Porque o que vier além disso é brinde!   


Nadja P.

12 comentários:

  1. oi..que conhecidencia né? Ganhei meu dia, ate me arrepiei qdo li seu coment. Muito bom!! Esse meu cantinho tem me reservado coisas mto prazerosas, como esse nosso encontro vc me perdeu e eu mesmo sem saber que me procuravas, te achei.. Menina isso dah um otimo refrão de musica ... heheheh Obrigada por me receber tão bem aqui e pela visitinha tão carinhosa..bjo grande da claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia!

      Coincidência mesmo! Mas a vida é assim, as coisas simplesmente acontecem.
      Eu tb ganhei o dia conhecendo uma pessoa bacana como você, aliás, na minha trajetória de arteira tive o prazer de conhecer pessoas legais das quais só tem acrescentado coisas boas na minha vida!
      Eu é que agradeço a sua presença gentil, educada e simpática!

      Tenha uma linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  2. Boa tarde Nadja, muita LUZ e PAZ!
    Que lindo texto moça!
    As coisas simples também me encantam, principalmente porque elas veem do inusitado, do espontâneo.
    Muito obrigada por me seguir. E não por isso, mas por achar seu blog muito bonito e instrutivo tambvém estou lhe seguindo e sei que seremos grandes amigas.
    Olhe, realmente estou em falta com meus seguidores, mas logo voltarei a postar. Vivo num dilema entre morar na cidade e na chácara e ser "rainha de dois lares" não é nada fácil.

    Muito carinho,

    Mazza Cimini

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Mazza,

      Que surpresa boa! LUZ e PAZ pra você tb!
      Ontem foi o meu dia de sorte, fala sério!
      Amei o seu espaço, temos muita coisa em comum.
      Sim, a simplicidade tem outro sabor, justamente, porque é espontânea, de coração.
      Eu é que agradeço tê-la como minha seguidora, e saiba que espero que volte a postar logo, viu?
      Morar na cidade ou na chácara?
      Que dilema gostoso!!! :)
      De qq modo aonde você ir, a luz estará com você.

      Tenha uma semana iluminada!

      Bjksss





      Excluir
  3. Boa noite amiga,
    bonito o texto.Você escreve super bem,escrevendo assim na segunda-feira, me fez lembrar a escritora Isabel Allende, que só começa os seus livros no dia 07 de janeiro, vc deveria escrever mais..já leu algum dela?? Eu gosto!!
    Nota-se o amor e a hospitalidade nos olhares do casal, e nota-se também a simplicidade, o zelo e o afeto em que eles cuidam do lar tipicamente brasileiro, ela descalças,num chão simples mas brilhantes, bem cuidado.
    Como dizia um amigo o simples tende a ser belo.
    E é verdade e admirável.
    Um beijão e tenha uma boa semana!
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita!!! : )
      Faltava você pra completar a minha segunda-feira iluminada!
      Sim, já li A Casa dos Espíritos, ela realmente é ótima!
      Eu sempre gostei de escrever, Si! Desde pequena desenhava e montava Fotonovelas além de escrever Contos.
      Algumas Crônicas que escrevi, anos atrás, foram publicadas no jornal de minha cidade, mas é aquilo, não dei prosseguimento.
      Mas vou começar a escrever alguma coisa por aqui, pois é algo que me dá prazer, sabe?
      Olha, esse casal era uma graça!
      Gente simpática, casa limpa, uma paz que ambos emanavam para deixar qq um emocionado.
      Se um dia voltar neste lugar, faço questão de procurá-los!
      Sim, a simplicidade é bela, amiga!
      Principalmente quando os olhos são singelos, não é verdade?

      Uma linda semana pra você tb!

      Bjksss

      Excluir
  4. Amiga dei uma passeada nas sua postagem,estou postando menos já que estou resolvendo (probleminhas) quem não tem? Mas concordo com você a repeito de Pedreira, não tem lugares legal pra tomar lanche,almoço....as vezes vamos pra outra cidade para comer....Amei as mesinhas com azulejos.Você é uma artista em todos os sentido, até escrevendo!!!!!Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Mada,

      Fique à vontade! Mas não some.
      A gente sente a sua ausência, pode crer!
      Problemas? Todos temos nossa própria carga e força o bastante para resolvermos tudo no tempo certo, não é verdade?
      Paciência e fé são pontos essenciais nesta hora.
      Realmente Pedreira/SP fica a desejar neste sentido, deveria ter uma melhor infra estrutura.
      Amei tb as mesinhas com azulejos! Na verdade são carretéis que a gente pode encontrar jogados por aí.
      Obrigada!
      Eu amo escrever e tenho muitos textos prontos, alguns foram escritos no ano passado.
      De vez em quando solto um, solto outro, ms se vocês gostaram, então passarei a escrever mais.

      Tenha uma ótima semana e fique com Deus!

      Bjksss

      Excluir
  5. Oi, amiga!! Saudade di ocê...
    Hoje em SP e tive que vir ver seu canto tão querido pra mim.
    Disputando net com as pequenas não vai dar pra ver muita coisa, mas não podia deixar de dizer que suas palavras enchem nossos olhos de lágrimas e nosso coração de alegria. Deus continue abençoando sua vida.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga!

      Saudade do cê tb! E a chuva aí, deu trégua?
      Amiga, diga aos filhos que você precisa de um note URGENTE! É tão gostoso ver suas artes, ler o que escreve...
      Vamô agilizar esse negócio aí! Senão vou no Gugu pedir um note, hein?
      Obrigada, viu? Fico feliz em saber que consegui transmitir fielmente meus sentimentos por meio das minhas palavras!
      Pois, sou sincera o bastante para repassar o que sinto na forma mais simples possível.
      Eu tb desejo que você seja abençoada por Deus! Você e sua família linda!
      Muito obrigada pela visita tão gostosa!

      Bjksss

      Excluir
  6. Nadja, palavras lindas. Verdade, o que é bom está logo ali, na frente dos olhos. Vamos seguir nos concentrando nos pontos e se a banda passar a gente pára para ver.
    Beijos de novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sandra!
      É isso aí, amiga!
      Fico feliz que pense assim também!

      Bjksss

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque